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A dieta do momento: Low Carb!

29/05/17 | Postado por Roberta Ferraz

Hoje o post é da minha nutricionista Vi Falcão:

Caiu na boca do povo e hoje em dia a moda das dietas é a Low Carb. 

Algumas pessoas acabam confundindo a conduta e tomando medidas um pouco drásticas e extremas.

Na dieta Low Carb, optamos sempre por uma restrição de carboidratos, mas isso não significa EXCLUSÃO.

É complicado dizer o quanto de carboidrato cada um deve comer, pois isso é uma conduta individual, em que se deve respeitar a rotina da pessoa, sexo, idade, nível de atividade física… Mas de qualquer forma, devemos ter em mente que os carboidratos devem sim estar presentes na dieta.

Desde frutas a raízes, grãos e cereais, todos podem ser incluídos no dia a dia, contanto que sejam moderados.

Dentro de uma dieta com baixo teor de carboidratos, prioriza-se frutas de baixa carga glicêmica, como frutas vermelhas, maracujá, morango, abacate, coco…

Grandes fontes de gordura também estão presentes, mas não são a única fonte energética. Podemos utilizar as oleaginosas, óleo de coco, manteiga e etc.

Mas não devemos nos esquecer dos BONS CARBOIDRATOS, como batata, abóbora, mandioca, inhame… As raízes são mais vangloriadas pela sua grande quantidade de fibras e baixo impacto na insulina.

Lembre: NADA deve ser excluído e sim moderado.

Não podemos abusar das gorduras e das proteínas por estarmos nos “privando” de carboidratos.

As proteínas também devem ter consumo moderado e sempre bem equilibrado ao longo do dia todo. Proteínas mais densas e gordas também são super bem vindas. Afinal, isso é comida de verdade né?

 E se formos falar da DIETA CETOGÊNICA?

É uma metodologia utilizada para tratamento de DOENÇAS, portanto, não há necessidade de aderi-la.

A cetogênica conta com uma restrição muito mais severa dos carboidratos, chegando a no máximo 30g por dia.

Aqui, realmente o consumo de gorduras deve se tornar muito maior, pois serão praticamente a única fonte energética.

Maaaaas, é o seguinte: esse tipo de conduta não deve ser levado em conta por uma pessoa saudável simplesmente visando emagrecimento, já que altera bastante as funções metabólicas e acaba mexendo com vias hormonais.

 A cautela e moderação em tudo é extremamente necessária.

Tanto na cetogênica, quanto na lowcarb, o consumo dos alimentos deve se basear em vegetais, legumes, proteínas, gorduras e carboidratos BONS.

O mais importante é lembrar de COMER COMIDA, que é a coisa mais valiosa, inteligente e saborosa que a natureza nos forneceu!

 

Maria Vitoria Curban Falcão

Nutrição Clínica e Esportiva
CRN: 41452
Instagram: @nutri_vifalcao
Website: www.nutrivifalcao.com.br

011 99759-9921

"Apaixonada por moda desde sempre, Roberta Ferraz tem 23 anos e começou criando vestidos de festa para amigas. Prática e sofisticada, ela criou um conceito diferente de moda praia com sua marca própria, em que as peças são versáteis, usadas tanto na praia como em ocasiões "after beach", como almoços, passeios e jantares."

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Roberta Ferraz

Roberta Ferraz criou o blog para compartilhar um pouco seu estilo de vida saudável, especialmente as receitas fit fáceis e práticas que adora fazer. leia mais sobre

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