Sal e Sódio: Você sabe a diferença?
Esse alimento tem muito sal ou tem muito sódio?
Ingerir uma alta quantidade de sal é prejudicial a saúde, mas pela falta de informação sobre a quantidade de consumo necessária e sobre como calculá-la, algumas pessoas acabam ingerindo mais do que deveriam.
SAL X SÓDIO
O sódio (NA) é um mineral que tem diversas funções no organismo, como equilíbrio entre os fluidos celulares e extracelulares. Atua na transmissão de impulsos nervosos em todo o corpo, permitindo o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais mas, em excesso, é prejudicial à saúde, leva à hipertensão arterial, perda de cálcio na urina, edemas.
Ligado ao cloro (Cl), forma o cloreto de sódio (NaCl), que é o chamado sal de cozinha. Os cristais de cloreto de sódio contêm aproximadamente 40% de sódio e 60% de cloro.
De acordo com a OMS, a recomendação nutricional diária para uma pessoa considerada saudável de sal de cozinha é < 5 g/dia. Sabe-se que 1 g de Sal de cozinha (NaCl) = 400 mg sódio (Na). Vamos dar como exemplo duas fatias de pão de forma:
A tabela indica que duas fatias possuem 240 mg de sódio. Assim, vamos calcular quanto isso representa de sal:
1 g sal – 400mg de sódio
X g sal – 240 mg de sódio
As fatias de pão possuem 0,6 g de sal.
O próximo passo é saber o quanto isso significa do consumo diário recomendado desse sal:
5 g sal/ dia – 100%
0,6 g sal/ dia – x%
Essa quantidade representa 12% do total da quantidade recomendada de sal por dia.
É importante ressaltar que o sal está presente em quase todas as preparações feitas dentro e fora de casa e como não temos acesso a essas quantidades utilizadas, muitas vezes elas são esquecidas. Preste atenção, reduzir o consumo de sal pode ser difícil no começo, mas, com o tempo, seu organismo acostuma. Lembrando que, nós, mulheres, temos muita retenção de líquido, por isso, essa redução se faz ainda mais importante.
Vale destacar os diferentes sais:
REFINADO – é o sal de cozinha, formado pelo cloreto de sódio.
400mg sódio/g sal refinado.
GROSSO – produto bruto da cristalização da salmoura concentrada vinda da água do mar.
400mg sódio/g sal grosso.
MARINHO (OU AZUL) – refinado.
420mg sódio/g sal marinho
LIGHT – 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio.
197mg sódio/g sal light.
ROSA DO HIMALAIA – depositado a centenas de metros de profundidade aos pés do Himalaia (mar pré-histórico). Apresenta 80 minerais, POR EXEMPLO, Ca+2, Mg+2, K+, Cu+2 e Fe+2 .
230mg sódio/g sal Rosa do Himalaia
NEGRO – Sal não refinado (Índia) com enxofre (forte sabor sulfuroso).
380mg sódio/g sal negro.
HAVAIANO – Coloração avermelhada – presença de argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro.
390mg sódio/g sal Havaiano.
ROSA DO PERU – Origem um oceano muito antigo que secou e ficou preso nos subterrâneos das montanhas no Vale Sagrado dos Incas.
250mg sódio/g sal Rosa do Peru
FLOR DE SAL – Pequenos cristais da camada mais superficial das salinas.
450mg sódio/g Flor de Sal.
Uma ótima opção é fazer o seu próprio sal. Misture-o (recomendamos o sal do himalaia) com uma variedade de ervas e especiarias, que tem o poder de realçar o sabor dos alimentos. Dessa forma, aumenta-se a qualidade nutricional. Você pode utilizar em qualquer tipo de preparação ou finalização, deixando sua refeição mais saudável e saborosa. Vou colocar uma receita pra vocês, mas usem a criatividade!!!
SAL DE ESPECIARIAS
Ingredientes:
- 1⁄2 xícara de sal rosa
- 1 xícara de ervas secas – pode ser alecrim, orégano, manjericão, tomilho, etc.
- 1⁄4 de xícara de especiarias – páprica, cúrcuma (açafrão), noz moscada, pimenta do reino, pimenta caiena, pimenta síria, cominho em pó, gengibre, entre outros.
- 1⁄2 xícara de gergelim torrado (quantidade á gosto)
Modo de preparo:
Bata o sal, as ervas e as especiarias no liquidificador, pode mexer um pouco com uma espátula até que as ervas virem pó. Adicione o gergelim e processe até ficar bem soltinho, mas cuidado para não bater demais e ficar oleoso!! Passe tudo por uma peneira para ficar soltinho. É isso, fácil né? Use no lugar do sal tradicional para temperar, refogar ou finalizar a comida.