BUSCA

Sal e Sódio: Você sabe a diferença?

15/03/17 | Postado por Giovanna Ruman

Esse alimento tem muito sal ou tem muito sódio? 

Ingerir uma alta quantidade de sal é prejudicial a saúde, mas pela falta de informação sobre a quantidade de consumo necessária e sobre como calculá-la, algumas pessoas acabam ingerindo mais do que deveriam.

SAL X SÓDIO

O sódio (NA) é um mineral que tem diversas funções no organismo, como equilíbrio entre os fluidos celulares e extracelulares. Atua na transmissão de impulsos nervosos em todo o corpo, permitindo o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais mas, em excesso, é prejudicial à saúde, leva à hipertensão arterial, perda de cálcio na urina, edemas.

Ligado ao cloro (Cl), forma o cloreto de sódio (NaCl), que é o chamado sal de cozinha. Os cristais de cloreto de sódio contêm aproximadamente 40% de sódio e 60% de cloro.

De acordo com a OMS, a recomendação nutricional diária para uma pessoa considerada saudável de sal de cozinha é  < 5 g/dia. Sabe-se que 1 g de Sal de cozinha (NaCl) = 400 mg sódio (Na). Vamos dar como exemplo duas fatias de pão de forma:

A tabela indica que duas fatias possuem 240 mg de sódio. Assim, vamos calcular quanto isso representa de sal:

1 g sal – 400mg de sódio

X g sal – 240 mg de sódio

As fatias de pão possuem 0,6 g de sal.

O próximo passo é saber o quanto isso significa do consumo diário recomendado desse sal:

5 g sal/ dia – 100%

0,6 g sal/ dia – x%

Essa quantidade representa 12% do total da quantidade recomendada de sal por dia.

É importante ressaltar que o sal está presente em quase todas as preparações feitas dentro e fora de casa e como não temos acesso a essas quantidades utilizadas, muitas vezes elas são esquecidas. Preste atenção, reduzir o consumo de sal pode ser difícil no começo, mas, com o tempo, seu organismo acostuma. Lembrando que, nós, mulheres, temos muita retenção de líquido, por isso, essa redução se faz ainda mais importante.

Vale destacar os diferentes sais:

REFINADO – é o sal de cozinha, formado pelo cloreto de sódio.

400mg sódio/g sal refinado.

GROSSO  – produto bruto da cristalização da salmoura concentrada vinda da água do mar.

400mg sódio/g sal grosso.

MARINHO (OU AZUL)  – refinado.

420mg sódio/g sal marinho

LIGHT  – 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio.

197mg sódio/g sal light.

ROSA DO HIMALAIA – depositado a centenas de metros de profundidade aos pés do Himalaia (mar pré-histórico). Apresenta 80 minerais, POR EXEMPLO, Ca+2, Mg+2, K+, Cu+2 e Fe+2 .

230mg sódio/g sal Rosa do Himalaia

NEGRO  – Sal não refinado (Índia) com enxofre (forte sabor sulfuroso).

380mg sódio/g sal negro.

HAVAIANO  – Coloração avermelhada – presença de argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro.

390mg sódio/g sal Havaiano.

ROSA DO PERU  – Origem um oceano muito antigo que secou e ficou preso nos subterrâneos das montanhas no Vale Sagrado dos Incas.

250mg sódio/g sal Rosa do Peru

FLOR DE SAL  – Pequenos cristais da camada mais superficial das salinas.

450mg sódio/g Flor de Sal.

Uma ótima opção é fazer o seu próprio sal. Misture-o (recomendamos o sal do himalaia) com uma variedade de ervas e especiarias, que tem o poder de realçar o sabor dos alimentos. Dessa forma, aumenta-se a qualidade nutricional. Você pode utilizar em qualquer tipo de preparação ou finalização, deixando sua refeição mais saudável e saborosa. Vou colocar uma receita pra vocês, mas usem a criatividade!!!

SAL DE ESPECIARIAS

Ingredientes:

  • 1⁄2 xícara de sal rosa
  • 1 xícara de ervas secas – pode ser alecrim, orégano, manjericão, tomilho, etc.
  • 1⁄4 de xícara de especiarias – páprica, cúrcuma (açafrão), noz moscada, pimenta do reino, pimenta caiena, pimenta síria, cominho em pó, gengibre, entre outros.
  • 1⁄2 xícara de gergelim torrado (quantidade á gosto)

Modo de preparo:

Bata o sal, as ervas e as especiarias no liquidificador, pode mexer um pouco com uma espátula até que as ervas virem pó. Adicione o gergelim e processe até ficar bem soltinho, mas cuidado para não bater demais e ficar oleoso!! Passe tudo por uma peneira para ficar soltinho. É isso, fácil né? Use no lugar do sal tradicional para temperar, refogar ou finalizar a comida.

 

 

 

"Giovanna é formada em administração e está cursando sua segunda faculdade em nutrição na Universidade São Camilo em São Paulo. O estilo de vida saudável foi prioridade em sua vida e após fazer um curso de nutrição em Londres (CNM- College of Naturopathic Medicine), decidiu seguir carreira na área."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roberta Ferraz

Roberta Ferraz criou o blog para compartilhar um pouco seu estilo de vida saudável, especialmente as receitas fit fáceis e práticas que adora fazer. leia mais sobre

Newsletter

Colaboradores